Discurso de Rui Rio no Congresso do PPE

20 de novembro de 2019
PSD

Senhor Presidente, querido Joseph Daul,

Caro Primeiro-Ministro da Croácia e Presidente do HDZ, Andrej Plenković,

Caros Chefes de Estado e de Governo,

Caro Secretário-Geral e Caros colegas Presidentes dos partidos do PPE,

Senhoras e Senhores,

 

A vida é dinâmica e, por isso, é normal que, ao longo dos tempos, a União Europeia atravesse momentos de maior complexidade como aquele por que atualmente passamos.

A crise de 2008-2012 deixou cicatrizes, mas deixou-nos, também, o reconhecimento da necessidade de estabilidade financeira na Zona Euro.

A reforma da UEM é, por isso, um elemento decisivo para conseguirmos enfrentar futuras crises e garantir a integridade da moeda única.

Também o quadro financeiro plurianual 2021-2027 é matéria do maior relevo. Ele tem de dar corpo a uma Europa que se preocupa com uma efetiva coesão económica, social e territorial dos seus Estados-Membros. A solidariedade tem de continuar a ser o principal alicerce da construção europeia.

Mas temos, também, de nos concentrar noutras questões igualmente essenciais como sejam a crise migratória, o crescimento económico, o terrorismo, e, fundamentalmente, as alterações climáticas que exigem cada vez mais atenção da nossa parte.

Quero, por isso, saudar a escolha de Manfred Weber relativamente aos seus três temas para o exercício do próximo mandato do PPE: a Europa Digital, o “Green Deal” para a Europa, e a Criação de Empregos e de Prosperidade.

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças enormes: na computação, na inteligência artificial, nas nanotecnologias, na cibersegurança ou na interação social. Na prática, a Internet revolucionou as próprias dimensões fundamentais em que o ser humano vive: o espaço e o tempo.

Estas alterações tão profundas na nossa própria vida, levam a que os jovens sejam, hoje, mais importantes do que nunca na nossa aceleração rumo ao futuro, onde a Europa Digital se apresenta como elemento nuclear.

No que respeita ao “Green Deal”, aproveito para felicitar a senhora Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se comprometeu, nos primeiros 100 dias de mandato, a apresentar um plano para fazer da Europa o primeiro continente a atingir a neutralidade carbónica. É assim, que a Europa se continuará a impor no mundo.

Finalmente, o tema da Criação de Empregos e de Prosperidade. Só conseguiremos manter a nossa influência mundial se soubermos preparar as nossas economias para uma era de desenvolvimento pós-industrial. Com indústrias de valor criativo, com empresas dotadas de tecnologia de impacto zero nos ecossistemas e com a referida digitalização.

 

Senhor Presidente,

Portugal teve eleições há pouco mais de um mês, por força das quais se formou um novo Governo liderado pelo Partido Socialista com apoio parlamentar da extrema esquerda. O meu partido, o PSD, foi o segundo mais votado com 28% dos votos, enquanto os socialistas conseguiram 36%.

Ao contrário do que tem acontecido na maior parte dos Países europeus, em Portugal os dois maiores partidos reforçaram a sua implantação: PS e PSD juntos têm agora 81% dos deputados. O terceiro partido mais votado teve apenas 9% dos votos.

Não há, pois, em Portugal, nenhuma nova força política emergente com peso político real e implantação relevante na sociedade. Muito menos há qualquer movimento significativo de perfil fascista ou de extrema direita. Nesse aspeto, a Europa e o PPE podem estar sossegados relativamente a Portugal.

 

Caros colegas,

Não queria terminar sem deixar aqui uma palavra de reconhecimento a três personalidades do PPE.

Em primeiro lugar, Angela Merkel, a primeira referência da Europa no mundo. Alguém que colocou a sua vida pessoal em último lugar e, também por isso, conquistou com toda a justiça um lugar na história da Europa.

Ao nosso Presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker como exemplo de dedicação ao projeto europeu.

Ao nosso amigo e Presidente cessante do PPE, Joseph Daul, como exemplo de sensatez, de simpatia e de dedicação ao PPE.

Todos estes nossos companheiros são um exemplo para todos nós e, por isso, merecedores do nosso aplauso.

 

Caros colegas,

Termino, deixando aqui a minha palavra de confiança no projeto europeu e de empenho na defesa dos valores do PPE.

Juntos seremos mais capazes de construir uma Europa mais forte, mais próspera e mais solidária, em que todos possam encontrar mais facilmente o caminho da paz e da felicidade.

 

Muito obrigado!