A ação da política externa preconizada pelo PSD visa potencializar, de forma integrada, nos planos político, económico e cultural, a singularidade e as sinergias inerentes a Portugal – país que valoriza as Comunidades Portuguesas no mundo; que se empenha na integração europeia e se orgulha de ser membro fundador da NATO; que aprofunda as relações insubstituíveis com os demais países de Língua Portuguesa, reforçadas pela pertença à CPLP; e que expressa a sua vocação universalista na promoção do multilateralismo.
Contacto: cri@psd.pt
EUROPA
Desde a sua génese que o PSD se assume como um partido de cariz europeu.
A ligação do PSD com o Projeto Europeu remonta à visão europeísta dos seus fundadores. Sá Carneiro foi o primeiro líder partidário português a defender a adesão de Portugal à CEE.
A vocação europeia continua a fazer parte do ADN do partido como prioridade programática.
Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, António Rodrigues, Duarte Marques, Bruno Maçães e Ricardo Carvalho.
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
O aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os Estados membros da organização internacional dos países lusófonos – CPLP - é um projeto contínuo para o PSD.
O Partido Social Democrata tem como missão a promoção e difusão da língua portuguesa, e o aprofundamento das relações entre Portugal e os Estados soberanos cuja língua oficial ou uma delas é a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, Ângela Guerra e Ricardo Carvalho.
Espaço Ibero-Americano
A importância do sucesso das relações internacionais e a vertente atlântica de Portugal, tornam as relações entre Portugal e a América Latina e Caraíbas num objetivo político a aprofundar para o PSD.
O Espaço Ibero-Americano é formado por 22 países que por natureza histórica, geográfica e linguística, cooperam e estreitam relações entre si.
Equipa: Luís Álvaro Campos Ferreira, Paulo Neves e Ricardo Carvalho.