PSD quer ouvir entidades ligadas aos cuidados paliativos

13 de dezembro de 2019
Grupo Parlamentar

Álvaro Almeida e Ricardo Baptista Leite, deputados do PSD, entregaram um requerimento na Assembleia da República, esta quinta-feira, sobre o relatório de Outono do Observatório Português dos Cuidados Paliativos.

De acordo com o documento, “a cobertura universal de recursos de cuidados paliativos no nosso país está longe de estar alcançada assim como revela profundas assimetrias a nível distrital/regional e de tipologias”. “Essa conclusão, conquanto grave, não surpreende quando se tem presente que, entre 2015 e 2018, a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP) apenas aumentou de 278 para 384 camas, ou seja, pouco mais de 100 camas, além de que um significativo número de distritos de Portugal continental não tem, ainda, qualquer equipa de cuidados paliativos”, referem os deputados.

O PSD alerta para a necessidade de “um reforço muito significativo do número de profissionais dedicados a cuidados paliativos, designadamente em termos de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais”.

Perante este quadro, o grupo parlamentar do PSD requereu à Comissão de Saúde que delibere ouvir os responsáveis de três entidades ligadas aos cuidados paliativos, a saber o Observatório Português dos Cuidados Paliativos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Paliativos.