PSD pede explicações sobre atrasos na atribuição de vistos a estudantes internacionais

12 de dezembro de 2019
Grupo Parlamentar

Os deputados do PSD pedem explicações ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre “um inusitado atraso na atribuição de vistos” a estudantes internacionais, que afeta, por exemplo, os alunos oriundos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). “Reconhece o Governo que há, este ano letivo, atrasos significativos na atribuição de vistos?”, interrogam os deputados.

O PSD tem recebido “queixas e relatos de Instituições do Ensino Superior que dão conta que largas centenas de estudantes estrangeiros continuam sem resposta e que apesar de ter sido criado um regime especial de vistos para estudantes na prática há grandes entraves à concessão dos vistos em tempo útil”.

Os deputados social-democratas insistem em conhecer a “verdadeira dimensão” do problema, nomeadamente “o número de estudantes que aguarda visto” e “os atrasos nos tempos de resposta”. Um problema que, de acordo com o PSD, resulta da “falta de investimento” nos serviços públicos, em concreto no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Para o PSD, esta lentidão contraria a “estratégia nacional de internacionalização das instituições de ensino superior e de aumento da atratividade das instituições portuguesas para os estudantes estrangeiros”.

As perguntas dos deputados do PSD

  1. Quantos alunos dos países de língua oficial portuguesa, discriminados por instituição, pediram para ingressar em Instituições do Ensino Superior portuguesas este ano letivo? Quantos obtiveram visto?
  2. Entre a entrega do pedido e a atribuição de visto, qual foi o tempo médio de resposta aos pedidos?
  3. Reconhece o Governo que há este ano letivo atrasos significativos na atribuição de vistos?
  4. Reconhece o Governo que esta situação está a criar sérios constrangimentos às Instituições de Ensino superior?
  5. Que iniciativas e diligências já tomou e irá tomar o Governo para reduzir substancialmente o tempo médio para a obtenção do visto por parte dos alunos internacionais?