Questão das reformas é uma “confusão”

19 de outubro de 2018

Na questão das reformas antecipadas, Rui Rio não embarca em medidas “popularuchas” e “enganadoras”. “Eu não embarco mesmo em medidas populares que agradam às pessoas, mas que são enganadoras para as pessoas”, afirmou Rui Rio, à entrada de uma reunião com os militantes do distrito de Vila Real.

Rui Rio considera a questão das reformas antecipadas “uma confusão” e que envolve dois aspetos distintos: por um lado a “sustentabilidade da Segurança Social é “muito séria”, e por outro, o facto de poder ser “uma proposta enganadora, na medida em que promete aquilo “que verdadeiramente não dá”.

O Presidente do PSD entende que é “sempre bom dizer que as pessoas se podem reformar mais cedo, com menos anos de trabalho, com menos penalizações, tudo isso é muito bom, só que depois, a longo prazo, pode ser mau para os próprios”. Nessa medida, alerta Rui Rio, é preciso “sentido de responsabilidade”. Outra coisa diferente, acrescentou, “é o Governo ter prometido, ter induzido as pessoas em erro, dizendo que ia dar mais do que aquilo que verdadeiramente quer dar ou eventualmente pode dar”.

Rui Rio deu o exemplo de uma pessoa poder reformar-se agora com um determinado valor, mas dentro de 10, 15 ou 20 anos ainda estar com o mesmo valor, porque não houve folga para haver uma atualização. “As pessoas querem isso? É que depois não há nada a fazer. Temos que ser muito responsáveis para não enganar as pessoas”, sublinhou.