PSD PROPÕE: Atendimento permanente no Hospital Nossa Senhora da Ajuda

23 de janeiro de 2018

O encerramento do serviço de urgência básica do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda, em Espinho, deixou 30 mil utentes sem acesso a um equipamento hospitalar de primeira linha. Para assegurar uma “resposta imediata a doentes menos urgentes, evitando o encaminhamento automático para o Hospital Santos Silva”, o PSD propõe a criação de um serviço de atendimento permanente no Hospital Nossa Senhora da Ajuda.

O PSD considera que “o encerramento do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Espinho deveria ser compensado com um reforço de outro tipo de resposta, nomeadamente o serviço de consulta aberta nos Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar, que permitisse o atendimento de casos menos urgentes, aliviando o já muito concorrido serviço de urgência do Hospital Santos Silva”.

Num projeto de resolução apresentado no Parlamento, os deputados do PSD defendem a relocalização do pórtico da Autoestrada A29, “de forma a permitir que o acesso rodoviário por aquela via ao Hospital Santos Silva se efetue sem que haja lugar ao pagamento de portagem”.

Atualmente o encaminhamento dos doentes urgentes de Espinho para o Hospital Santos Silva obriga a população a pagar portagem sempre que se deslocar ao serviço de urgência. Uma situação que penaliza o orçamento familiar e afasta os utentes do Serviço Nacional de Saúde.