PSD DENUNCIA: Linha do Vouga foi excluída do Plano de Investimento Ferroviário

23 de janeiro de 2018

A requalificação e modernização da Linha do Vouga não foi considerada prioritária para este Governo, uma vez que não foi incluída no Plano de Investimento Ferroviário 2016-2020”, denuncia o PSD, em pergunta regimental dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas. “Tendo em consideração as velhas reivindicações dos utentes, importa acautelar a melhoria das condições de segurança da via e das composições que ali circulam”, salientam.

Os deputados lembram que “as acessibilidades são um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de um concelho e de uma região”. Apesar de ser considerada “um recurso estruturante essencial”, é evidente “o estado de degradação da linha e das composições da Linha do Vouga”. Por entre as reclamações que se têm feito ouvir, destaque por exemplo para atrasos ou supressões de comboios, mau estado das composições e inexistência de condições em estações e apeadeiros.

Em 2017, o PSD recomendou ao Executivo “a inclusão da requalificação e modernização da Linha do Vouga, com eletrificação e alargamento da bitola existente, interligando-a com a Linha do Norte, no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020”, pode ler-se no documento dirigido ao Governo. “Aquando da discussão na Assembleia da República, todos os partidos políticos foram unânimes na importância da melhoria das condições da Linha do Vouga e na sua defesa”, assinalam os social-democratas, depois de denunciar a inação do Governo nesta matéria.

Perguntas dirigidas ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas

• Confirma o senhor ministro do Planeamento e das Infraestruturas o pedido, por parte da CP à tutela, do reforço de meios para a manutenção da Linha do Vouga?
  • Em caso afirmativo, que meios vão ser reforçados e quais os montantes?
  • Vai a tutela incluir a Linha do Vouga no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2010?