Poluição: PSD alerta para denúncias da população de Nogueira do Cravo e Pindelo

23 de janeiro de 2018

O PSD teve conhecimento de que existe um foco de poluição na União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo provocado pela empresa EVA II – Empresa de Valorização de Alumínio.

Foram já efetuadas várias denúncias pela população junto de entidades competentes como o SEPNA – GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), a Quercus, e a CCRD Norte.

O Presidente da União de Freguesias também efetuou diligências junto da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e da Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. O PSD sabe, também, que se desconhecem os malefícios para a saúde que podem advir deste foco de poluição que já provocou danos nas hortas da região. Esta situação carece de análise aprofundada e de um estudo que avalie os impactos ambientais e para a saúde, quer da população que reside em áreas circundantes, quer para os próprios trabalhadores da empresa.

No sentido de apurar responsabilidades e garantir a resolução eficaz da situação, o PSD enviou uma pergunta ao ministro do Ambiente no sentido de perceber se a tutela tem conhecimento desta situação e que diligências foram tomadas para garantir o cumprimento das disposições legais em matéria de proteção ambiental.

O Grupo Parlamentar do PSD questiona, ainda, se existem estudos sobre o impacto na qualidade do ar e na saúde pública da população deste concelho e, no caso de não existirem, se o Governo tem intenção de realizá-los.