“Maior aproximação” a Manfred Weber justifica apoio do PSD

7 de novembro de 2018

“Temos uma maior aproximação a Manfred Weber, eu próprio também tenho, os deputados do PSD também têm, porque ele é o líder do grupo parlamentar do PPE, e há uma série de convergências de opiniões”, explicou Rui Rio, esta quarta-feira, justificando o apoio do Partido ao alemão.

À entrada para o Congresso do Partido Popular Europeu (PPE), que decorre esta quarta e quinta-feira em Helsínquia, o Presidente do PSD explicou existir proximidade tanto a Manfred Weber quanto a Alexander Stubb, que concorrem para ser o candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia. “Agora, o PSD tem de optar por um”, acrescentou Rui Rio.

Manfred Weber “é um homem que tende a fazer consensos, a fazer pontes”, considera o líder do PSD. “Contudo, não vejam estas minhas declarações como depreciativas para o outro candidato, mas só pode ser um. Nós escolhemos aquele que nos está mais próximo e que apresenta as melhores ideias para levar a bom porto a Europa”, apontou ainda.

A decisão sobre o candidato do PPE será tomada no último dia do Congresso do PPE, quinta-feira. Esta tarde, Rui Rio fará uma intervenção.