Gramax: “É preciso que os partidos que suportam o Governo tragam e concretizem soluções”

24 de janeiro de 2018

Não são os vossos gritos que vão resolver o problema, mas as ações”, disse Emídio Guerreiro, esta quarta-feira no Parlamento, dirigindo-se, sobretudo, ao Bloco de Esquerda, já que há dias em que está com o Governo e outros em que se assume como oposição. “Pensava que o BE deixaria a duplicidade política que o caracteriza”, criticou, no âmbito do debate sobre a situação da fábrica TGI-Gramax marcado pelos bloquistas. “Já é tempo de assumir as suas responsabilidades”, esclareceu.

O deputado lembrou que a situação vivida nesta empresa não é recente. “Decorreu um ano em que vimos todos mais uma ação de propaganda, em que o ministro da Economia se passeou na Gramax, disse ao País que a situação estava resolvida, que havia mais investimento e isso iria criar mais emprego”, lembrou. “O que é que correu mal? O que é que, em pouco mais de 12 meses, fez com que chegássemos a esta situação?”, perguntou, salientando que é importante apurar responsabilidades.

Emídio Guerreiro foi claro nas críticas. “Este Governo, a quem cabe resolver os problemas do País, só está em funções porque dispõe de apoio parlamentar protagonizado por vários partidos, incluindo o BE”. Disse mesmo esperar que BE “assumisse as suas responsabilidades e trouxesse uma solução”. Esta posição dupla dos bloquistas, esclareceu, “não dignifica o debate político, muito menos o Parlamento”. “É preciso que os partidos que suportam o Governo tragam e concretizem soluções, só assim será possível terminar com este clima híbrido, onde um dia fazem uma coisa e no outro o seu contrário”, referiu.

Lembrando que Executivo e partidos que o suportam se reúnem com frequência e tomam “decisões colectivas”, o social-democrata desafiou o BE: “deixem-se desta duplicidade, assumam as vossas responsabilidades, façam, e falem menos”.

Emídio Guerreiro dirigiu palavras “de solidariedade para com as trabalhadoras que, com as suas famílias, vivem momentos de muita angústia e incerteza”.