PSD presta homenagem a Helmut Kohl

16 de junho de 2017

Hoje é um dia para prestarmos homenagem a um grande estadista da Europa do pós-II Guerra Mundial. Se o Chanceler Konrad Adenauer foi uma figura marcante como fundador da República Federal Alemã e cofundador do projeto europeu, Helmut Kohl ficará certamente na História alemã e europeia como o político que ombreou com ele na profundidade do legado e na abrangência da influência.

Kohl não foi muito estimado pelas elites talvez porque tivesse sido sempre fiel às suas raízes populares, desde que ajudou a fundar a juventude partidária da Democracia Cristã. Recusou-se sempre ser uma criatura do marketing político ou da propaganda vulgar populista. O povo alemão recompensou-o com a maior longevidade política da história democrática da Alemanha. Nunca vacilaria nos seus valores políticos, nem nunca se equivocou com o perigo e perversidade dos totalitarismos. Foi o grande maestro da reunificação alemã, não obstante todos aqueles que o quiseram convencer da indesejabilidade ou até da impossibilidade da tarefa. O sucesso de hoje da integração da Alemanha de Leste na RFA foi antecipado por ele, mas não por muitos dos seus contemporâneos dentro e fora da Alemanha.

Além de um marcante chanceler alemão, Kohl foi também um dos refundadores da Europa. Juntamente com a França, com quem aprofundou notavelmente os laços, com particular simbolismo no encontro de Verdun com o Presidente francês de então, François Mitterrand, Kohl foi o refundador de Maastricht e do Euro e da preparação para a adesão das jovens democracias do leste europeu. Dificilmente poderíamos encontrar legado mais profundo.

Como Portugueses e Europeus, prestamos as nossas condolências à família de Helmut Kohl, à CDU e a todo o povo Alemão pela perda sofrida hoje. Mas, como Portugueses e Europeus, prestamos igualmente a nossa homenagem ao estadista admirável que hoje partiu.

Pedro Passos Coelho

Presidente do PSD