PSD aprova 43 candidatos às eleições autárquicas

22 de janeiro de 2025
PSD autarquicas2025 eleicoesautarquicas

No Conselho Nacional desta terça-feira, que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, o coordenador autárquico do PSD anunciou que foram homologados pela direção do partido os primeiros 43 candidatos autárquicos às eleições locais. 
“Trata-se de um processo que nós vamos realizar até ao final do primeiro trimestre, como já começámos há cerca de dois anos (…) Temos hoje condições para dizer que mais de 90% dos candidatos estão hoje escolhidos, embora não estejam aprovados, por mera questão de procedimento estatutário”, afirmou Pedro Alves.
O coordenador das eleições autárquicas, que falava a meio do Conselho Nacional do PSD, e que foi antecedido de uma reunião da Comissão Política Nacional, revelou que entre os candidatos aprovados, contam-se três das 18 capitais de distrito: Braga será encabeçada pelo vereador João Rodrigues, em Santarém, é recandidato o Presidente da Câmara João Teixeira Leite e, em Évora, o candidato será o presidente da concelhia do PSD, Henrique Sim-Sim.
No Conselho Nacional do PSD, a propósito de eventuais coligações autárquicas, o Secretário-Seral do PSD, Hugo Soares, frisou que o parceiro natural continuará a ser o CDS/PP. Em relação ao Chega, Hugo Soares reiterou a posição do Presidente do PSD no plano nacional: "Não é não".
Na intervenção de abertura do Conselho Nacional, o Presidente do PSD fez uma análise da situação política, debruçando-se em concreto sobre o setor da saúde e das mudanças na direção executiva do SNS. Luís Montenegro elogiou a postura da Ministra da Saúde, considerando que a pressão pública de que tem sido alvo não é pelo que está a fazer o atual Governo, mas pelo que "não foi feito" pelos governos socialistas.
O Primeiro-Ministro considera que a segurança é uma prioridade do Executivo, pois a segurança é “uma condição essencial para o investimento” e uma garantia dos direitos e liberdades dos cidadãos.
Os conselheiros nacionais debateram e aprovaram por unanimidade o orçamento do Partido para 2025 e mandataram por unanimidade a Comissão Política Nacional para proceder à homologação de coligações nas eleições autárquicas. 
No início da reunião, por sugestão do Presidente do PSD, foi prestado um minuto de silêncio em homenagem a Couto dos Santos.