PSD apresenta contas e reduz prejuízo face a 2015

6 de junho de 2017

Em 2016, o Partido Social Democrata ajustou-se à diminuição da redução de subvenção estatal (que diminuiu 19%, o que corresponde a 1,350 milhões de euros), e reduziu a despesa em cerca de 350 mil euros no conjunto dos fornecimentos e serviços externos e gastos com pessoal.

O PSD registou um prejuízo 27% inferior (cerca de 660 mil euros) face ao período anterior, totalizando cerca de 1,788 milhões de euros. Em 2015, o prejuízo situava-se em cerca de 2,443 milhões de euros.

No balanço, o Património Ativo - que compreende essencialmente os bens de imobiliários e mobiliários, Contas a Receber e as Disponibilidades (onde se incluem os depósitos bancários) - ascende a 9,611 milhões de euros, o que, comparativamente ao ano anterior, representa um decréscimo de 2,270 milhões de euros, ou seja, verificou-se uma redução de 19,1%.

O Passivo totaliza 8,422 milhões de euros, e regista uma diminuição de 3% face a 2015, altura em que se situava em 8,658 milhões de euros.

O endividamento à banca foi reduzido em 300 mil euros e, atualmente, cifra-se nos 2,990 milhões de euros, dos quais 2,585 milhões de euros correspondem à CPR Madeira, 205 mil euros correspondem à CPR Açores, e 199 mil euros para aquisição de sedes.

As dívidas a fornecedores situam-se nos 3,650 milhões de euros, sendo de atividade corrente 1,919 milhões euros (dos quais 281 mil euros para a sede nacional e 1,638 milhões de euros para as estruturas). As outras contas a pagar ascendem a 1,782 milhões euros.

Os custos com salários mantêm-se inalterados, verificando-se uma variação insignificante devido à aposentação de alguns funcionários. Durante o ano de 2016, dez funcionários saíram do quadro de pessoal, pelo que, atualmente, e por todo o país, o PSD tem 84 funcionários.

A 31 de dezembro de 2016, o PSD tinha 94 636 militantes ativos, onde se incluem 17 208 da JSD, o que corresponde a cerca de 1,032 milhões de euros anuais em quotizações.

O Partido Social Democrata apresentou as suas contas anuais de 2016 no Tribunal Constitucional, no passado dia 29 de maio de 2017.

Em anexo às suas contas consolidadas foram incluídas as contas dos três grupos parlamentares na Assembleia da República e nas Assembleias Legislativas Regionais.

O PSD pauta, como sempre, a sua atividade financeira pela transparência e rigor, assegurando o cumprimento das normas, regulamentos e leis em vigor.