Pedro Passos Coelho manifestou pesar e solidariedade pelos incêndios em Pedrógão Grande

19 de junho de 2017

O Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, interrompeu a apresentação da candidatura autárquica do PSD à Câmara Municipal de Ansião, que decorria na noite de sábado, para manifestar pesar em nome de todos os social-democratas pela perda de vidas durante o incêndio em Pedrógão Grande.

Antes de pedir um minuto de silêncio aos presentes, Pedro Passos Coelho deixou uma nota de solidariedade e apoio pelo trabalho realizado pelos bombeiros.

Declarações do líder do PSD no sábado

Fomos tendo informação do que se estava a passar com um grande incêndio que começou em Pedrógão, de forma descontrolada, e que se propagou a concelhos vizinhos. Quis portanto o infortúnio que, durante o nosso jantar e os últimos minutos, tivéssemos tomado conhecimento da enorme dimensão trágica destes incêndios. Estão já confirmados 19 mortes e muitos feridos, num combate que ainda está longe de estar controlado.

Queria, em nome de todos vós, manifestar, perante esta tragédia – porque é realmente uma tragédia – a nossa solidariedade, enviar a expressão do nosso luto também pela perda de vidas humanas. E, sobretudo, conforme Fernando Marques [candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Ansião] teve ocasião de o dizer, dar também uma expressão muito sentida de solidariedade não apenas às famílias que perderam vidas, mas também aos bombeiros que estão a travar ainda uma luta muito forte para conter esta tragédia. É importante que isso se recorde ao longo de todo o ano e não apenas quando estas ocasiões ocorrem.

O Rui Rocha [atual presidente da Câmara Municipal de Ansião] é presidente de uma associação humanitária de bombeiros e quero, por intermédio dele, enviar daqui, em nome de todos, uma mensagem de muita coragem, de muito apreço e muito reconhecimento pelo papel que os bombeiros desempenham no nosso País.

Agora é o tempo de as autoridades atuarem. Não é o tempo dos políticos, é o tempo da Proteção Civil, que envolve os Bombeiros, os Comandos, as pessoas que têm responsabilidades no Governo e que têm de fazer intervenção seja ao nível central, seja ao nível local. E sabemos que há muitos concelhos envolvidos.

Estamos, nesta altura, a dar-lhes todo o nosso apoio e a nossa confiança para o trabalho que têm de fazer.

Politicamente, a única coisa que tenho a acrescentar é que, sobretudo em razão desta tragédia e do combate que ainda se está a desenvolver, suspendi as atividades que tinha programado para amanhã, muito perto daqui, em Proença-a-Nova, na apresentação da nossa candidatura autárquica. Já entrei em contacto com o presidente da Distrital do PSD de Castelo Branco para cancelarmos essa atividade, uma vez que agora não é tempo de estarmos perante esta tragédia a desviar atenções para outras coisas. É preciso dar tempo para que as coisas possam regressar a alguma normalidade e é isso que eu espero que possa acontecer, sinceramente, tão rápido quanto possível.

(Vídeo disponível aqui.)