O empreendedorismo é essencial para a promoção das exportações

7 de março de 2017

Governador do BdP: As constantes críticas do Governo constituem um “ataque político e pessoal”

À margem da visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, Pedro Passos Coelho destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento e promoção das exportações nacionais.

“Tomara o país que tivesse muitos mais empreendedores a promover as exportações portuguesas. Quando trazemos pessoas de fora a Portugal, acabemos sempre por promover produtos portugueses”; disse.

Sobre os últimos acontecimentos referentes ao Banco de Portugal, Pedro Passos Coelho criticou a esquerda parlamentar por conviver mal com os reguladores e fazer declarações hostis sobre o Governador do Banco de Portugal.

Tem havido por parte dos partidos que apoiam o Governo um conjunto de declarações que são abertamente hostis ao atual governador e que de certa maneira escondem a forma como a maioria convive mal com os reguladores, com os órgãos, as entidades e instituições que têm independência. Já vimos isso a propósito do Conselho de Finanças Públicas, vemos isso a propósito do Banco de Portugal e outras instituições", acusou o Presidente do PSD.

Pedro Passos Coelho adiantou também que, no debate quinzenal que decorrerá amanhã na Assembleia da República, será a “circunstância mais adequada para tratar estes assuntos na medida em que é preciso confrontar o Governo com algumas das notícias que têm vindo a público".

Sobre o papel que tem vindo a ser desempenhado pelo Governador do Banco de Portugal, o Presidente do PSD revelou que este tem exercido o seu lugar com “isenção”:

Não vejo nenhum motivo que me leve a pensar que o governador não tem exercido o seu lugar com competência, com profissionalismo e com isenção”, referiu.

Para Pedro Passos Coelho, as constantes críticas a Carlos Costa constituem “um ataque político muito dirigido e pessoal” e isso “mostra uma capacidade muito escassa, para não dizer preocupante, da maioria que governa este país, relativamente a admitir opiniões diferentes e a lidar com aquilo que é independente”.