Ano letivo está a terminar e alunos ainda aguardam por bolsas... BE e PCP cúmplices

22 de maio de 2017
PSD

“Desleixo e incompetência”, denuncia o PSD. Neste ano letivo, há atrasos no pagamento das bolsas no ensino superior, assim como na atribuição de bolsas, com os investigadores e alunos do ensino superior a serem sujeitos a dificuldades acrescidas. Na prática, o que se verifica são atrasos na FCT e nas bolsas de doutoramento, nas bolsas + Superior e nas bolsas de ação social. 

O PS volta ao Governo e os atrasos no pagamento de bolsas de ação social recomeçam, desta vez com a complacência e silêncio do PCP e do Bloco de Esquerda. Os estudantes portugueses já não estavam habituados a receber a bolsa no final do ano letivo. Isto sim é falta de sensibilidade social, é desleixo e incompetência”, acusa Duarte Marques, deputado social-democrata.

 

Governo PSD/CDS-PP melhorou sistema de atribuição de bolsas

Quando o ex-ministro Nuno Crato assumiu a pasta da Educação encontrou um regime de bolsas débil, marcado pela inexistência de recursos para futuro, com um regulamento de atribuição marcado por burocracia, opaco e falta de previsibilidade.

O governo PSD/CDS-PP introduziu consideráveis melhorias no sistema de atribuição de bolsas, não só através do aumento do número de bolseiros, como do valor da bolsa a atribuir, bem como da simplificação do processo, o que diminuiu o tempo de análise e de decisão sobre a atribuição, permitindo que esta fosse efectuada atempadamente.