Universidade de Verão 2015: Resumo do sexto dia

30 de agosto de 2015
PSD

O dia de sábado começou com a última aula desta Universidade de Verão tendo como orador Paulo Rangel, falou aos alunos sobre “O sistema português no quadro dos sistemas de governo”. Com um enquadramento histórico, Rangel analisou os sistemas governativos existentes em alguns países da União Europeia. Na análise nacional, o eurodeputado frisou a importância do papel do governo em temáticas como a criação de emprego sustentável, a defesa nacional e justiça. "Respeitar a autonomia do poder judicial, de não termos interferência do poder judicial, sem temer as consequências disso, é um crédito a favor da nossa coligação e do nosso primeiro-ministro", afirmou.

Durante a tarde os alunos apresentaram e discutiram as temáticas dos trabalhos de grupo no formato de simulação de debate na Assembleia da Republica.

No último jantar-conferência tivemos como convidada a Prof.ª Maria de Fátima Bonifácio que fez uma reflecção sobre a relação entre a tirania e os intelectuais. Maria de Fátima abordou conceitos como liberalismo, classicismo, comunismo e patriotismo, marcando a visão histórica e a contemporânea entre a esquerda e a direita na política. “Na república só havia licença para ser jacobino, ai de quem fosse liberal, ai de quem fosse de direita, ai de quem fosse católico. Depois durante Salazar, apenas havia licença para salazarista, e depois do Salazar só a há licença para ser socialista”, frisou.