PSD propõe sessão solene do 25 de Abril mais restrita por causa da Covid-19

13 de abril de 2020

O PSD vai defender na conferência de líderes parlamentares desta quarta-feira que se realize a tradicional sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República, mas com menos deputados e convidados. O PSD entende que a cerimónia das celebrações deve lugar no “no plenário da  Assembleia da República, com um número muito reduzido de deputados e convidados e que se garanta um espaçamento entre as pessoas nunca inferior a dois metros”. Caberá a cada grupo parlamentar indicar o número concreto de representantes que devem estar presentes nas cerimónias.

O modelo das comemorações oficiais do 25 de Abril inclui tradicionalmente uma sessão solene na Assembleia da República, discursos de todos os partidos políticos, do presidente do Parlamento e do Presidente da República, numa cerimónia a que conta com as mais altas figuras da nação, representantes do corpo diplomático acreditado em Portugal e os capitães de Abril. Este ano, e sem perder a carga simbólica das comemorações, o PSD apela a que se salvaguardem as condições de segurança entre todos os participantes por causa da situação de emergência sanitária.