Últimas notícias
O deputado do PSD Duarte Pacheco considerou existir "um problema" na execução orçamental do primeiro trimestre, hoje divulgada, prevendo que o Governo socialista tenha de "tomar mais medidas".
"Há um agravamento do défice face ao mesmo período do ano passado, o que significa que já estamos aqui com um problema porque o Governo queria descer o défice de cerca de 2,8% - se tirarmos o efeito Banif - para 2,2%. Em vez de descer está maior porque as receitas fiscais estão abaixo do ano passado e as despesas acima", disse o parlamentar social-democrata no parlamento.
"É verdade que os juros não têm todos os mesmo padrão e, num ano, pode acontecer que tenha de se pagar antecipadamente e, no seguinte, que seja num mês diferente. Não podemos olhar só para a rubrica dos juros. O Governo olha para a que mais jeito lhe dá. Temos de olhar para o conjunto", afirmou Duarte Pacheco, referindo as quebras de receita em sede de IRS e IVA.
Segundo o deputado do PSD, "para alcançar as metas no final do ano, o Governo vai ter de fazer agora trabalho reforçado nos próximos meses" e, "porventura tomar mais medidas - reforçar as cativações como tentou fazer na educação e depois recuou", por exemplo.