PSD afirma que apoio à suinicultura tem de ir mais longe

12 de maio de 2016
PSD

O Presidente do PSD saudou hoje as medidas anunciadas pelo governo de apoio à suinicultura e aos produtores de leite, mas defendeu que é preciso "ir mais longe".

"Vejo com muito bons olhos as decisões que o governo comunicou. Sabemos que o problema não se resolve apenas com apoios à tesouraria, mas também estes são importantes, apesar de precisarmos mais do que isso", disse, durante uma visita à Feira Nacional do Porco, que decorre no Montijo.

Pedro Passos Coelho considerou que agricultura portuguesa é uma área económica "estratégica para o país" e que nesse sentido é preciso intensificar as respostas que "do ponto de vista estrutural que o governo tem para oferecer".

"Para os setores do leite e da suinicultura, é importante que exista uma estratégia global do governo, aliada à intervenção dos produtores, que promova uma solução duradoura. Além dos apoios à tesouraria, é preciso que exista uma ação mais efetiva na fiscalização", defendeu.

O líder do PSD disse ainda que também é necessária uma estratégia para os custos de produção. "É preciso que nos custos de produção exista também uma estratégia, senão estamos a dar apoios ocasionais de tesouraria, mas depois estamos a provocar agravamento de custos. Saudando as medidas, existe necessidade de ter uma estratégia e de ir mais longe", concluiu.