«Os Portugueses não votaram para que os Partidos abandonassem as suas bandeiras»

5 de novembro de 2015

O 1º Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD esteve esta quarta-feira, 4 de novembro, no Programa ‘Negócios da Semana’ da SIC Notícias onde afirmou que “o Governo está a governar e tem sido possível verificar que vários membros do Governo têm tido agenda pública, têm obviamente tomado, assumindo posições nas suas áreas. Eu hoje estive a visitar o Salão Automóvel (…) e verificar na prática os efeitos da fiscalidade verde.”

Faltam poucos dias para a discussão do programa do Governo na Assembleia da República e para a provável aprovação de uma moção de censura pelos partidos da esquerda. A queda do Governo de Passos Coelho é uma possibilidade, mas a nomeação de um governo de António Costa não está garantida. Quem governará Portugal nos próximos anos, em que circunstâncias e com que resultados são as perguntas que todos queremos ver respondidas, mas para as quais ninguém tem respostas.

“Aquilo que se espera (…) é que quem venceu, não tendo vencido com maioria absoluta, esteja aberto para integrar nas suas propostas os contributos dos outros e que aqueles que perderam, apesar de terem perdido, não assumam uma lógica de coligação negativa, mas pelo contrário, assumam a sua responsabilidade, apresentando propostas que permitam melhorar a proposta daqueles que venceram as eleições.”, afirmou Jorge Moreira da Silva a José Gomes Ferreira.

Aquando questionado se ainda tinha “esperança que essa atitude apareça”, o 1º Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD foi claro:

Eu tenho esperança por uma razão muitos simples: Porque não faz sentido que assim não seja. Eu procuro manter níveis de racionalidade no debate público elevados. (…) Os eleitores que votaram no PS, que votaram no BE, que votaram na CDU (…) não votaram no pressuposto que estes partidos abandonassem as suas bandeiras, algumas delas com 40 anos, apenas porque tinham voracidade pelo poder, que tinham uma aversão àqueles que venceram. (…) E eu não acredito que os eleitores desses partidos esperem que desses partidos resulte uma lógica de abandono das suas bandeiras.”

Jorge Moreira da Silva afirmou ainda que o Governo está a governar em plenitude e vários membros têm tido agenda pública, como é o caso da pasta que detém: “Eu hoje estive a visitar o Salão Automóvel e pude verificar na prática os efeitos da fiscalidade verde”, afirmou, indicando que ainda hoje estará com o Ministro da Economia e um grupo de trabalho para a 3ª reunião do Grupo de Trabalho da Volkswagen.