PSD
Últimas notícias
PSD
PSD aprova 43 candidatos às eleições autárquicas
22 01 2025
PSD
Vitória da CDU vai abrir um “novo ciclo” na Alemanha
18 01 2025
Grupo Parlamentar
Governo vai aprovar 30 medidas fiscais para servir melhor os contribuintes e as empresas
15 01 2025
PSD
PSD vai ter um candidato presidencial que vai mobilizar Portugal
12 01 2025
PSD
Nota de pesar - Couto dos Santos
06 01 2025
"O país conheceu hoje os dados da execução orçamental e ficou a saber que o défice se situou em cerca de 5 por cento, ou seja, abaixo da meta definida com a troika.
Esta é uma excelente notícia para Portugal e um excelente indicador que o país está a dar aos mercados e aos agentes económicos e financeiros, em geral, como a própria OCDE já reconheceu.
Não fiquem dúvidas: Portugal está no rumo certo!
A síntese de execução orçamental de Dezembro de 2013, hoje divulgada pela DGO, mostra que o défice das Administrações Públicas se fixou em 7.152 milhões, segundo os critérios definidos pelo Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.
Ou seja, 1.749 milhões de euros abaixo do limite contratualizado com a troika.
E não se diga que estes resultados se ficam a dever a receitas extraordinárias, porque mesmo sem recurso a estas, a meta do défice acordada com a troika teria sido atingida.
Este é um resultado histórico, que a médio prazo irá ter consequências muito benéficas para as famílias e as empresas portuguesas, permitindo aliviar o fardo que pesa sobre todos.
É necessário manter o rumo traçado para os próximos anos, de continuar a baixar o défice público e a reduzir a dívida pública, como previsto no Orçamento de Estado em vigor.
No entanto, verificámos, mais uma vez, que às boas notícias hoje anunciadas com a execução orçamental, o PS volta a reagir negativamente.
Alinhando num discurso a que o Bloco de Esquerda deu início, o PS parece acossado pelos bons resultados alcançados pelo país, desvalorizando, desta forma, o esforço feito pelas famílias e pelas empresas portuguesas.
Fica mal ao principal partido da oposição esta atitude.
Se há características que se aplicam ao Governo de Portugal, são o rigor, a determinação e a constante oposição ao facilitismo e a total fobia à demagogia, sendo portanto inaceitáveis as afirmações hoje proferidas pelo PS relativamente a este assunto, acusando o Governo de fazer propaganda orçamental.
Trata-se de afirmações infelizes e completamente desconexas com a realidade.
É uma pena que as boas notícias para Portugal continuem a ser assumidas pelo PS como más notícias, para a sua estratégia partidária.
Lamentamos as declarações do PS e por isso, reafirmamos o nosso apoio incondicional a que o Governo mantenha a política de rigor e de combate ao défice que tem desenvolvido, com excelentes resultados para Portugal e para os portugueses".
23 de janeiro de 2014