Luís Montenegro reeleito líder parlamentar do PSD com 97,75% dos votos.

5 de novembro de 2015
PSD

O deputado Luís Montenegro foi hoje reeleito presidente do Grupo Parlamentar do PSD com 87 votos favoráveis, correspondentes a 97,75%, numa votação em que participaram todos os 89 elementos da bancada social-democrata.

 

Segundo a ata desta votação, registaram-se dois votos em branco na lista de direção proposta por Luís Montenegro, que era a única candidata a estas eleições.

 

Esta é a maior votação obtida por Luís Montenegro, que lidera o Grupo Parlamentar do PSD desde o início da anterior legislatura, tendo sido eleito pela primeira vez em junho de 2011, com 86% dos votos, e reeleito em outubro de 2013, com 87%.

 

A nova direção da bancada do PSD tem, no total, 12 vice-presidentes, seis dos quais são novos: Miguel Morgado, Berta Cabral, António Leitão Amaro, Sara Madruga da Costa, Sérgio Azevedo e Nuno Serra.

 

Hugo Soares, Carlos Abreu Amorim, Miguel Santos, Amadeu Albergaria, Adão Silva e Luís Leite Ramos foram reeleitos vice-presidentes.

 

António Rodrigues e Mónica Ferro, que deixaram de ser deputados, e Pedro do Ó Ramos, que tomou posse na semana passada como secretário de Estado do Mar, eram vice-presidentes na direção anterior e não fazem parte da nova equipa de Luís Montenegro.

 

Como secretários do Grupo Parlamentar do PSD, foram eleitos Ângela Guerra e Pedro Pimpão, que já ocupavam esse cargo. Na anterior legislatura, havia mais dois secretários: Nuno Encarnação e Luís Pedro Pimentel.

 

A lista proposta por Luís Montenegro inclui um quinto de mulheres. São três, num total de 15 elementos, incluindo o presidente do Grupo Parlamentar. Na anterior direção, havia também três mulheres, até à demissão da vice-presidente Teresa Leal Coelho, em janeiro de 2014.

 

Licenciado em direito e advogado, Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves tem 42 anos e é deputado desde 2002, pelo círculo de Aveiro. Nas últimas eleições legislativas, encabeçou nesse distrito a lista da coligação entre PSD e CDS-PP Portugal à Frente.

 

Em junho de 2011, foi eleito líder parlamentar do PSD com cerca de 86% dos votos: 92 favoráveis, 11 votos em branco e quatro nulos, numa votação em que participaram 107 dos então 108 deputados deste partido. Na altura, a sua lista foi também a única candidata.

 

Em outubro de 2013, novamente sem outra lista concorrente, foi reeleito para novo mandato de dois anos, com 87% dos votos: 94 favoráveis, nove votos em branco e cinco nulos, numa votação em que participaram todos os 108 deputados do PSD.

 

Composição da Direcção do Grupo Parlamentar:

 

Presidente

Luís Montenegro

Vice-Presidentes

Hugo Soares

Carlos Abreu Amorim

Miguel Santos

Amadeu Albergaria

Adão Silva

Luís Leite Ramos

Miguel Morgado

Berta Cabral

António Leitão Amaro

Sara Madruga da Costa

Sérgio Azevedo

Nuno Serra

Secretários

Ângela Guerra

Pedro Pimpão