INE: “Este caminho não permitirá ao Governo cumprir as metas traçadas”

23 de setembro de 2016

Esta sexta-feira, 23 de setembro, o PSD insistiu que o caminho que está a ser seguido não permitirá ao Governo cumprir com as metas traçadas, considerando que os números divulgados pelo INE desmentem a "propaganda" do atual executivo.

"O caminho que o Governo leva, conforme dizem todas as instituições internacionais, e hoje é confirmado, não permitirá cumprir as metas traçadas pelo Governo", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD, António Leitão Amaro.

Referindo-se à intervenção do atual executivo, na quinta-feira, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, o vice-presidente da bancada do PSD sublinhou que hoje ficou claro que "a propaganda não durou 24 horas".

"A propaganda que o atual executivo veio ontem trazer à Assembleia não durou 24 horas, ficou claro hoje que o crescimento abranda, as exportações estão a cair e o investimento a cair", vincou.

Questionado se entende que o atual executivo "mentiu", António Leitão Amaro apenas disse que "os números são evidentes" e que "foi o INE que desmentiu" o executivo.

O PSD destacou ainda a queda verificada no investimento público, com o INE a apontar para uma redução de 26%.

"É especialmente preocupante", notou.

Além disso, o PSD acrescentou, que existem outros sinais que são "especialmente preocupantes", já que o Governo optou por "carregar as pressões negativas", ou seja, aquilo que agrava mais o défice, para o segundo semestre, nomeadamente a redução do IVA da restauração, a redução remuneratória dos funcionários públicos e o próprio efeito do abrandamento da economia.