Dados sobre exportações demonstram abrandamento da economia

10 de maio de 2016

O PSD considerou que os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística sobre as exportações demonstram um abrandamento da economia e que são um reflexo do caminho escolhido pelo atual Governo.

“Do nosso ponto de vista, este abrandamento é um abrandamento da economia e naturalmente as implicações que tem no crescimento são evidentes e ao mesmo tempo é um reflexo do próprio caminho escolhido, em termos de políticas económicas, pelo atual Governo”, afirmou o deputado Luís Leite Ramos.

Para o social-democrata, no caso das exportações há uma “preocupação adicional” relacionada com a greve dos estivadores. “O que nós vimos a assistir é que os efeitos da greve continuada por parte dos estivadores em Lisboa também têm contribuído para a quebra de confiança por parte dos agentes económicos e constitui um contributo ainda mais difícil para deteriorar a situação nas exportações”, afirmou.

Segundo Luís Leite Ramos, a situação no Porto de Lisboa tem vindo a afastar empresas e agentes, o que representa um “sinal negativo a juntar-se a muitos outros” do caminho que o atual Governo está a “trilhar em matéria de política económica”.