Campanha oficial da coligação PSD/CDS-PP começa e termina em Lisboa

11 de setembro de 2015
PSD

A coligação PSD/CDS-PP vai para a estrada a partir deste sábado, começando por Braga, mas o arranque do período oficial de campanha, dia 20, vai ser no distrito de Lisboa, e o encerramento também será na capital.

O plano da "Maratona Portugal à Frente", ontem apresentado à comunicação social, inclui três comícios de rua, em Vila Real, no Porto, e em Lisboa, círculo pelo qual o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, é cabeça de lista, e Paulo Portas é o número dois.

Segundo o diretor de campanha da coligação Portugal à Frente, José Matos Rosa, do PSD, em regra, haverá diariamente almoços e jantares com intervenções de Passos Coelho e de Portas, e serão frequentes os encontros com associações, jovens, mulheres, sindicalistas e autarcas.

Em declarações aos jornalistas, na sede de campanha da coligação Portugal à Frente, em Lisboa, Matos Rosa afirmou que PSD e CDS-PP vão fazer "uma campanha de olhos nos olhos", com "presenças regulares dos dois líderes nas redes sociais", a começar por uma declaração de Passos Coelho gravada em vídeo, a divulgar esta sexta-feira, que "marca o arranque da campanha".

Questionado sobre como é que a coligação Portugal à Frente lidará com eventuais protestos e manifestações, por exemplo, de pessoas que se consideram lesadas pelo Banco Espírito Santo (BES), Matos Correia respondeu: "Respeitamos todas as pessoas. Esperamos que as pessoas nos respeitem também e nos deixem cumprir o jogo democrático".

Quanto à propaganda de campanha, disse que foram enviadas cartas aos eleitores residentes no estrangeiro, para as moradas cedidas pelo Ministério da Administração Interna, e que os residentes em Portugal também receberão panfletos desdobráveis no correio. Nas ações de rua, serão distribuídas canetas, bandeiras, leques e cachecóis.

O plano que hoje foi apresentado abrange 21 dias, oito a mais do que os treze do período oficial, que começa a 20 de setembro, e termina a 02 de outubro.

No período oficial, a caravana da coligação PSD/CDS-PP vai percorrer os distritos de Lisboa, Beja, Faro, Setúbal, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, regressando depois a Braga, prosseguindo para Leiria, Coimbra e Viseu, e depois voltando ao Porto e a Lisboa, onde será feito o comício de encerramento.