Últimas notícias
Pedro Passos Coelho considerou hoje que o acordo entre a União Europeia (UE) e a Turquia, que deverá ser fechado na sexta-feira, permite "ganhar algum tempo" na gestão de crise dos refugiados. "O mecanismo necessita ainda de ser aperfeiçoado", salientou o Presidente do PSD, acrescentando que "o mecanismo permite à UE comprar um pouco de tempo, que tem de ser utilizado para resolver a causa dos problemas”.
O fluxo de migrantes e refugiados tem parte da sua origem "na situação que se vive na Síria, no Iraque". Pedro Passos Coelho salientou ainda, por outro lado, a necessidade de analisar os mecanismos que permitem aos Estados-membros fazer o acolhimento e integração de refugiados "mas também relativamente aos mecanismos internos da política de mobilidade dentro da própria UE".
"É muito importante que pessoas, sobretudo migrantes económicos mas refugiados também, possam ser acolhidos condignamente na Europa", salientou, alertando para a necessidade de serem controladas as fronteiras externas da UE.