TSU: Governo já sabia que havia oposição do BE e PCP. E mesmo assim insistiu.

25 de janeiro de 2017

"Há uma tentativa de provocação nos parceiros da coligação. Espero que essa estratégia não seja no pressuposto de que o PSD será a muleta do governo porque isso não acontecerá."

Foi durante uma entrevista na SIC Notícias que Marco António Costa afirmou que “quem tomou a iniciativa de tirar o tapete ao governo” no chumbo parlamentar da descida da Taxa Social Única (TSU) foi o Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP).

Aos olhos dos portugueses ficou claro de que há uma demarcação do PCP e do BE nesta matéria”, avançou o Vice-presidente do PSD, esta quarta-feira, referindo também que "ficou claro que sabiam [o governo] que havia oposição do BE e do PCP e mesmo assim insistiram”.

Marco António Costa não deixou de relembrar que, na governação anterior, as decisões eram tomadas de forma segura e consciente. Contrariamente ao atual governo.

Quando Pedro Passos Coelho era Primeiro-ministro e assumia uma determinada decisão, nós sabíamos que ela tinha a sustentação do PSD e do CDS-PP”, disse.

Sobre a posição do PSD em relação a uma suposta medida alternativa que o atual governo vai anunciar, o Vice-presidente social democrata avançou que o PSD só se pronunciará sobre a mesma após ouvir quer o BE quer o PCP. Marco António Costa justificou esta decisão ao referir que “o governo tem demonstrado uma completa displicência no diálogo político com os outros partidos.  É importante que quem assumiu perante o país que não deixaria governar um governo legítimo de eleições, que assuma agora a responsabilidade de perante os portugueses se justificar por esta situação que está a criar."