“Rui Rio, a oposição exemplar na pandemia”, escreve o jornal catalão “La Vanguardia”

18 de maio de 2020

A imprensa espanhola volta a escrever sobre o líder do PSD na atual crise pandémica. “Rui Rio, a oposição exemplar na pandemia”, intitula “La Vanguardia”. O jornal catalão analisa a atuação política do Presidente do PSD em Portugal, em contraposição com o que se passa em Espanha no combate à crise sanitária.

O conceituado matutino de Barcelona dá destaque ao “discurso famoso” que se tornou viral do Presidente do PSD, proferido em 18 de março durante o debate da declaração do estado de emergência no Parlamento. “Temos uma ameaça a combater. Exige-se unidade, solidariedade e responsabilidade em nome do interesse nacional”, cita o jornal.

“La Vanguardia” traça o perfil político e pessoal de Rui Rio, desde a infância, passando pelos três mandatos na autarquia do Porto e culminando na eleição e afirmação do líder PSD à frente da oposição.

Para o jornal catalão, com o PS no poder em Portugal, Rui Rio consegue que o PSD melhore nas sondagens e ao mesmo tempo ajude a conter o populismo dos pequenos partidos em Portugal.

“Ao sinalizar cooperação com o Governo, o líder conservador português intensifica a sua tentativa para derrotar António Costa, aproximando-se deste”, assinala o jornal de Barcelona.

“La Vanguardia” é o terceiro jornal generalista mais lido em Espanha, a seguir aos matutinos “El Pais” e “El Mundo”.