Rui Rio: “alojamento é o principal problema” dos estudantes do ensino superior

24 de setembro de 2020

Rui Rio preconiza o reforço da ação social escolar para os estudantes do ensino superior. No final de uma reunião com o reitor da Universidade do Algarve, esta quinta-feira, o Presidente do PSD lembra que uma das consequências da pandemia é o agravamento do abandono escolar, situação que fere um dos princípios da nossa democracia, a igualdade de oportunidades. “Temos de olhar com mais atenção para o reforço da ação social, ao abrigo da igualdade de oportunidades, que começa justamente aqui. Se as pessoas, quando jovens, têm vontade de estudar e não têm condições financeiras para o fazer e agora agravadas pela pandemia, nós estamos a violar esse princípio”, afirmou.

O líder do PSD reafirma, por exemplo, que teria sido mais justo não ter reduzido as propinas e canalizar essas verbas para o apoio ao alojamento. “Hoje o principal problema em termos de acesso [ao ensino superior] é o alojamento dos estudantes, que, não tendo a universidade na sua cidade, se têm de deslocar e pagar preços incomportáveis para muitas famílias”, apontou.

Em outubro de 2018, o Presidente do PSD, através do Conselho Estratégico Nacional, apresentou uma série de propostas para assegurar a equidade e a igualdade de oportunidades entre os alunos das universidades e politécnicos, nomeadamente a disponibilização de residências estudantis com o objetivo de criar uma cobertura nacional de residências, assim como o reforço dos apoios sociais aos alunos deslocados.

Em janeiro de 2019, o CEN avançou com o documento “Ensino Superior: uma estratégia para a próxima década”, proposta que assenta no reforço do investimento público e privado na área do conhecimento (Ensino Superior, Ciência e Inovação).

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior serão divulgados no dia 28 de setembro.