Resultados educação: “O caminho que estava a ser trilhado pelo Governo PSD/CDS-PP era o correto”

29 de novembro de 2016
PSD

O PSD congratulou-se com os resultados do estudo internacional TIMSS, que indica uma melhoria dos conhecimentos a matemática dos alunos do 4.º ano, alertando que a reversão de medidas pode colocar este "caminho de sucesso" em risco.

"Estes resultados são ótimas notícias para o nosso país, pela primeira vez os nossos alunos do 4.º ano de escolaridade ficaram à frente de países que são considerados referências internacionais na área da educação, como a Holanda e a Finlândia", afirmou o deputado do PSD, Amadeu Albergaria.

Sublinhando que estes resultados foram alcançados num quadro de "grande rigor e de grande exigência", Amadeu Albergaria reconheceu o trabalho dos alunos e dos professores, mas assinalou igualmente o caminho traçado pelo anterior Governo "onde a exigência e o rigor foram uma constante" e no qual se decidiu a introdução de medidas como o aumento do número de horas de matemática.

"Não se trata de uma discussão ideológica, o que nós temos hoje são dados concretos de que o caminho que estava a ser trilhado na área da educação pelo ministro Nuno Crato era o caminho correto", frisou.

O deputado do PSD manifestou ainda a preocupação do partido pela política de reversão de medidas a que se tem assistido ao longo do último ano, nomeadamente na área da matemática, entre as quais o fim dos exames do 4.º ano.

Essa política de reversão, sublinhou, "pode colocar em risco este caminho de sucesso que estava a ser percorrido pela escola".

"Ao contrário da narrativa que foi feita de que estávamos a destruir a escola pública, o que os dados hoje anunciados pelo estudo internacional TIMSS e por todos os indicadores qualitativos da educação é que era o caminho certo e, por isso, não merece o que está a ser feito, que é um desvio à qualidade, à exigência, ao rigor e ao mérito no nosso sistema educativo", acrescentou.