PSD PROPÕE: reflorestação do Pinhal de Leiria

23 de outubro de 2017
PSD

O PSD recomenda ao Governo que proceda à reflorestação, no prazo de um ano, da Mata Nacional de Leiria. A proposta visa, ainda, preservar esta área como mata modelo no território português.

Através de um projeto de resolução, o grupo parlamentar do PSD defende que a reposição do Pinhal de Leiria, cuja área ardida em outubro de 2017 foi superior a 80%, “desmistifica o facto dos incêndios florestais estarem unicamente relacionados com a falta de prevenção ao nível do ordenamento rural e da floresta portuguesa”.

Para o PSD, as áreas ardidas constituem uma “oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.

O Pinhal de Leiria é um espaço florestal de elevado interesse para o desenvolvimento de modelos de silvicultura quer na sua função produtiva, quer nas de conservação da natureza e recreio, embora persistam certos problemas: a fragmentação da propriedade, a falta de cadastro e a limitação financeira. A sua recuperação é, por isso, urgente.

O PSD lamenta que, por causa dos incêndios de 2017, não só pela expressão humana, mas também pela extensão de área ardida, com implicações social, económica e ambiental, revelem “a falência do Estado como pilar da segurança de pessoas e bens”. Em 2017, a área ardida, no território nacional, é a maior desde que há registo – cifra-se em mais meio milhão de hectares. Foram devastados terrenos agrícolas, matos, povoamentos florestais ordenados e não ordenados.