«Portugal está ao lado da Irlanda nos bons resultados obtidos»

22 de junho de 2015

O porta-voz do PSD, Marco António Costa, defendeu hoje que os "bons resultados" da economia colocam Portugal ao lado da Irlanda e longe da Grécia e põem em causa o "discurso negativista" da oposição.

"Felizmente, hoje Portugal está ao lado da Irlanda nos bons resultados obtidos e, infelizmente, estamos todos muito preocupados e empenhados em encontrar uma solução que possa devolver à Grécia um caminho de esperança - esperança essa que hoje já temos em Portugal", declarou Marco António Costa, em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa.

Nesta conferência de imprensa, o porta-voz do PSD congratulou-se com os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal, destacando "a circunstância de a dívida pública ter estabilizado", e registou também "com enorme apreço" o crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre - um dado divulgado a 29 de maio pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Gostávamos de sinalizar, no dia de hoje, estas boas notícias para Portugal, num momento em que toda a Europa está reunida, preocupada em resolver o problema de um outro país, que tal como Portugal há alguns anos atrás necessitou de ajuda externa, tal como a Irlanda", acrescentou.

O vice-presidente do PSD enalteceu também o "crescimento muito significativo ao nível do saldo das contas externas", referiu que, "até abril deste ano, a balança corrente registou um saldo negativo de 457,1 milhões de euros" e que "a balança de pagamentos sofreu também um saldo positivo de 634 milhões de euros".

Com base nestes dados, considerou que a economia portuguesa está "no bom caminho" e que "todo o discurso negativista e o tom extremamente agressivo" da oposição não condiz com a realidade do país.

"Por um lado, temos uma oposição negativista, com um discurso agressivo, particularmente agressivo com o primeiro-ministro, e temos do outro lado um comportamento e um desempenho do nosso país, da nossa economia com dados muito positivos", sustentou.

Segundo Marco António Costa, "os dados económicos que o Banco de Portugal hoje divulga são a prova inequívoca da esperança sustentada de um caminho que estamos a fazer de forma gradual mas segura de recuperação económica e de recuperação social".

O porta-voz do PSD assinalou ainda "os dados sociais do desemprego, que têm vindo a baixar sustentadamente, e do emprego, que tem vindo a crescer sustentadamente".