Últimas notícias
“Não são os folclores parlamentares que alimentam as famílias e os seus sonhos. São sim os projetos ambiciosos que temos para Portugal”, afirmou Luís Montenegro, Presidente do PSD e Primeiro-Ministro de Portugal, no Debate Quinzenal que se realizou esta quarta-feira, na Assembleia da República.
O líder social-democrata realçou que o País está “no encalço de um período de prosperidade que junta recuperação económica, aumentos reais de salários dos trabalhadores e pensionistas, e saúde das contas públicas”. Estas são sim condições “para atrair investimento e ajudar ao desenvolvimento das empresas que já operam em Portugal”.
“Ter uma economia com bom desempenho, salvar o Estado social, garantir cuidados de saúde e uma escola pública com exigência, o acesso à habitação e a maior mobilidade, um Estado gerido com eficiência” são, para Luís Montenegro, as condições ideais para “um projeto de ambição e desenvolvimento" para o País. “Nós governarmos a pensar nas pessoas”, destacou o Presidente do PSD.
Portugal está hoje “no encalço de um período de prosperidade”. “Um período que junta o crescimento da economia, a recuperação de rendimentos, aumento do salário real dos trabalhadores e dos pensionistas e saúde financeira nas contas públicas”, defendeu Luís Montenegro, considerando que estas são condições para atrair mais investimento.
Governo vai aprovar eixos de reforma para instituições do ensino superior
O Presidente do PSD e Primeiro-Ministro de Portugal adiantou também que este Governo vai aprovar, no próximo Conselho de Ministros, “os eixos principais de uma reforma do regime jurídico das instituições do ensino superior”, com o objetivo de lhes dar maior autonomia e previsibilidade.
Esta reforma permitirá às instituições de ensino superior terem projetos “que não se se esgotam ao sabor dos governos em funções e projetar-se para lá do período das legislaturas”.
“Poderem ter projetos que não se esgotam ao sabor da vontade dos governos que conjunturalmente estão em funções, que possam projetar-se para além do período das legislaturas, sejam elas mais curtas, sejam elas, como devem ser, cumprindo o prazo integral que a Constituição da República preconiza, disse.
“É com este tipo e tipo de reformas” que se criam instrumentos para um maior crescimento económico, que permitirá “reter talento e dar condições de desenvolvimento da formação”.
Saúde: Estamos a reformar e a dar melhores condições ao SNS
Luís Montenegro relembrou, perante os parlamentares, que os problemas que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) hoje enfrenta, são o resultado do contexto de degradação da capacidade de resposta ao longo dos últimos anos.
Este Governo está “a reformar o sistema, a dar melhores condições do ponto de vista de recursos humanos e a tentar dar um incremento de melhor gestão” à Saúde dos portugueses.