Últimas notícias
Em 1999 as Nações Unidas proclamaram o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Os dados que têm vindo a ser conhecidos sobre esta realidade em Portugal mostram que faz todo o sentido assinalar esta data no nosso país e, nesta ocasião, alertar para a necessidade de tomar medidas contra o aumento do número de casos de violência contra as mulheres.
É urgente que o Governo, as forças políticas e toda a sociedade se empenhem no combate a este flagelo que constitui uma violação dos direitos humanos, em geral, e uma séria ameaça à segurança e liberdade das mulheres, em particular.
A multiplicação dos casos de violência doméstica em Portugal demonstra a emergência de um problema que durante décadas esteve silenciado por uma inegável cumplicidade social, mas também uma clara degradação da vida privada de muitas famílias.
Assim, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o PSD reafirma que é necessária uma maior prevenção dos casos de violência contra as mulheres, que a sinalização dos mesmos seja feita de forma mais precoce e com meios mais eficazes, e que seja feito um alargamento de apoios sociais à vítima de forma a eliminar esta chaga social que a todos nos deve envergonhar.
Artigo de opinão de Lina Lopes
Coordenadora Nacional das MSD