Crescimento da produção industrial mostra que país está “no caminho certo”

12 de agosto de 2015
PSD

O PSD congratulou-se hoje com o crescimento de 2% da produção industrial em junho, face ao mesmo mês de 2014, dados divulgados pelo Eurostat, considerando ser um indicador de que o país está “no caminho certo”.

É mais um motivo para sentirmos que estamos no caminho certo, este esforço que tem vindo a ser feito pelo país, pelos portugueses em geral, neste caso também pelas empresas, pelos empresários, pelos empregadores, por um setor importante também do mundo sindical”, afirmou o vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD Carlos Carreiras numa conferência de imprensa na sede nacional do partido, em Lisboa.

O dirigente social-democrata defendeu também que o “crescimento a nível da produção industrial, que no mês de junho volta a verificar um crescimento de 2%”, confirma um “crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] português em 1,5% para o segundo trimestre deste ano”, valores que serão anunciados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para além do crescimento do PIB, Carlos Carreiras considerou que os números da produção industrial “vêm confirmar um conjunto de outros indicadores, nomeadamente do aumento do emprego e da quebra do desemprego”, acrescentando que estes valores dão “a certeza” de que o país vive “um tempo de confiança” e de “esperança num futuro melhor”.

Questionado pelos jornalistas acerca da regressão de 2,1% da produção industrial portuguesa em relação ao mês anterior, maio, o vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD referiu que atualmente se fala “sempre em crescimentos” quando “houve um tempo” no qual se falava “sempre de decréscimo, de diminuição”.

Em maio crescemos 3,6% [face ao período homólogo], em junho voltámos novamente a crescer, portanto consolida-se esta ideia de crescimento, ainda para mais um crescimento que está acima da média europeia”, afirmou o dirigente do PSD, ressalvando que ainda é necessário manter alguma precaução.