Rui Rio: PSD fará “oposição construtiva”

25 de outubro de 2019
Grupo Parlamentar

A primeira reunião plenária da XIV Legislatura decorreu esta sexta-feira, dia 25 de outubro, às 10h00, conforme deliberado na reunião da Conferência de Líderes de 22 de outubro. Às 10h09, como é da praxe parlamentar, coube à líder da maior bancada, iniciar a reunião e convidar o presidente cessante do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, a dirigir os trabalhos interinamente.

Em declarações à chegada ao grupo parlamentar do PSD, Rui Rio disse regressar “com o entusiasmo normal” à Assembleia da República, 18 anos depois de aqui falar pela última vez e 28 anos após a primeira entrada. Questionado sobre as condições da legislatura para durar quatro anos, o líder do PSD disse que “condições tem”, mas manifestou dúvidas. “A legislatura tem condições para durar quatro anos, eu é que tenho dúvidas se ela consegue durar os quatro anos, mas vamos ver”, afirmou.

O Presidente do PSD justificou que um governo minoritário tem de “estar permanentemente a fazer negociações”, o que torna a estabilidade mais difícil do que quando o executivo tem maioria de um ou mais partidos.

Rui Rio promete uma “oposição construtiva”, pelo que não estará permanentemente “a dizer mal do Governo por tudo e por nada”. “Não é o meu estilo, direi mal do que entendo que está mal, mas naquilo que concordar, concordo, ponto final”, afirmou.

Rui Rio reiterou que entende ser vantajosa a acumulação das funções de Presidente do PSD e do grupo parlamentar até às eleições diretas. Por outro lado, considerou que a articulação das duas funções “por um curto período de tempo” permitirá uma “otimização dos recursos” e a nível administrativo entre o partido e o grupo parlamentar, salientando que se trata de “dinheiro dos portugueses”.

Rui Rio, que foi deputado entre 1991 e 2001, admitiu que é diferente voltar depois de um longo período no Parlamento do que entrar pela primeira vez na Assembleia da República e manifestou não conhecer todos os cantos à casa, nomeadamente o edifício novo que estava a ser concluído quando deixou de ser deputado para assumir a presidência da Câmara Municipal do Porto.

O PSD elegeu 79 deputados à Assembleia da República, 26 dos quais são mulheres.