Rui Rio: debate do programa do Governo “não deve ser um número” para “enganar os portugueses”

25 de outubro de 2019
Grupo Parlamentar

Rui Rio diz que os deputados precisam de um “tempo mínimo” para poderem estudar o programa do novo Governo. De forma a prestigiar a Assembleia da República, o Presidente do PSD defende seriedade na marcação do dia de discussão do programa. “Isso de o debate ser na próxima quarta é uma coisa... Por que não no domingo à tarde? Aí é que ninguém tinha tempo para nada. É suposto os 230 deputados lerem o programa, estudarem-no minimamente e debaterem-no. Ou é suposto fazer ali um número no parlamento para parecer que todos estão a debater um programa que mal leram, porque foi a mata-cavalos?”, questionou.

Rui Rio considera que o debate das principais orientações políticas e medidas da governação não pode ser um exercício de “faz de conta” para “enganar os portugueses”. “Os portugueses depois olham para a Assembleia da República e dizem assim: ‘olha os deputados a debaterem o programa do Governo, não estão a ler nada, porque nem sequer tiveram tempo para ler, estão a dizer umas coisas’”, acrescentou.

Sobre a eleição do presidente do grupo parlamentar do PSD, Rui Rio referiu que a eleição dependerá do que que for decidido na conferência de líderes bem como da discussão do programa do Governo, sendo que a única obrigação é o envio da convocatória da eleição com 8 dias de antecedência do próprio ato.