Últimas notícias
O PSD está disponível para “construir consensos” que possam desencadear reformas estruturais no Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmou Ricardo Baptista Leite, deputado social-democrata, durante a conferência “Saúde: A prioridade da legislatura”, esta terça-feira, organizada pela Convenção Nacional da Saúde, em Lisboa.
O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD considera que estes compromissos visam assegurar que as reformas estruturais do SNS garantam “não apenas a sua sustentabilidade, mas melhores resultados em saúde”. “Esse é o nosso compromisso para podermos trabalhar, mas infelizmente hoje estamos no dia em que o primeiro-ministro optou por apenas reunir com os partidos das esquerdas ou da extrema esquerda para negociar o Orçamento do Estado, ignorando mais uma vez qualquer abertura por parte do PSD”, lamentou Ricardo Baptista Leite.
Apesar disso, salientou, “a responsabilidade” do PSD é estar “disponível para este diálogo e para esta reflexão e para as ações” que são necessárias.
Ricardo Baptista Leite lamentou que o SNS esteja a seguir “um caminho de clamorosa degradação” com “a desmotivação dos profissionais de saúde, muitos dos quais em 'burnout', e os doentes sem conseguirem ter resposta no acesso que precisam”. “Há uma dualidade de um sistema para ricos e um sistema para pobres e estão a transformar o SNS num sistema para pobres”, insistiu o deputado, sublinhando que “os mais pobres, aqueles que são vítimas das profundas desigualdades da sociedade, são os que mais sofrem e mais pagam pelas insuficiências do SNS”.