Irregularidades na vacinação no Instituto de Ação Social das Forças Armadas, PSD quer explicações

13 de abril de 2021
Grupo Parlamentar iasfa vacinação pandemia covid19

O PSD questionou, esta segunda-feira, o ministro da Defesa sobre a ocorrência de “irregularidades no processo de vacinação” no Centro de Apoio Social de Oeiras do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).

Na pergunta que deu entrada no Parlamento, o PSD refere que no início do ano “foi amplamente noticiada a deteção da existência de irregularidades na administração de vacinas contra a covid-19” e que, “neste âmbito, o grupo parlamentar do Partido Social Democrata recebeu uma denúncia irregularidades na administração de vacinas no IASFA – Centro de Apoio Social de Oeiras”.

De acordo com esta denúncia, “durante o mês de janeiro, no IASFA – Centro de Apoio Social de Oeiras, foi administrada a primeira dose de uma vacina contra a covid-19 a um grupo de oficiais, alguns dos quais se encontravam em regime de teletrabalho”. O PSD alerta que este “episódio terá ocorrido numa altura em que ainda existiam profissionais de saúde que não se encontravam vacinados”.

Citando informações disponibilizadas pelo IASFA, os sociais-democratas indicam que “nos dias 21 e 22 de janeiro foram inoculadas com a vacina da Pfizer, entre residentes e funcionários, 368 pessoas do CAS Oeiras e 79 do CAS do Porto”, tendo sido “vacinados, mediante consentimento informado de todos, os residentes, profissionais de saúde e demais colaboradores dos devidos centros”.

O PSD pergunta:
1 - Tem o senhor ministro da Defesa Nacional conhecimento de situações de irregularidades no processo de vacinação do IASFA – Centro de Apoio Social de Oeiras?
2 - Do universo de residentes e colaboradores do IASFA, quantas pessoas já se encontram vacinadas, bem como qual foi o critério de prioridade seguido?