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A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu quase 70 mil reclamações em 2016, um aumento superior a 13 mil queixas em relação ao ano anterior. Em causa, está a redução da capacidade de resposta e a perda de qualidade dos serviços de saúde, em particular no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para o PSD, este acréscimo em 24% do número de reclamações merece reflexão e preocupação.
Numa pergunta dirigida ao ministro da Saúde, Ângela Guerra e Luís Vales, deputados do PSD, e Miguel Santos, vice-presidente da bancada laranja, pedem explicações sobre o aumento de reclamações em 2016.
Os deputados pretendem ainda saber que medidas foram tomadas para assegurar e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e a própria atividade das unidades de saúde.
De acordo com a ERS, em 2016, deram entrada 69.511 reclamações relativas a prestadores de cuidados de saúde, que se relacionam com tempos de espera, procedimentos administrativos diversos, foco no utente ou acesso a cuidados de saúde.