PSD saúda cooperação parlamentar na Cimeira da CPLP

24 de abril de 2017
PSD

"Os últimos 20 anos da CPLP constituem um marco histórico na vida da nossa comunidade", afirma Marco António Costa. 

Esta segunda-feira, 24 de abril, numa palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Direito sobre o "Papel da CPLP na Nova Década", que contou com a participação de Carlos Páscoa como Presidente da 3ª Comissão de Língua e Cultura da AP-CPLP, Marco António Costa expressou o seu contentamento em relação à evidente cooperação parlamentar existente entre os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Os Parlamentos desempenharão um papel essencial no rubostecimento do trabalho dos órgãos executivos da CPLP", salientou.

Na qualidade de membro da delegação presente da CPLP, o social-democrata referiu também que resultou desta conferência, a realização de um curso português sobre o léxico parlamentar dirigido a um Parlamento da CPLP. Uma iniciativa importante para a superação dos desafios desta comunidade.

"Trata-se de uma proposta interessantíssima uma vez que dará resposta aos desafios que sentimos, no campo da língua, na sua componente técnica dos trabalhos parlamentares, nos nossos Parlamentos", destacou.

 Sobre as duas últimas décadas da CPLP, Marco António Costa referiu que se tratam de um "marco histórico mas muito há para fazer pois trata-se de um processo de aprendizagem, de troca de experiências, de cooperação e harmonia ao qual a Assembleia da República, através da Delegação da Assembleia da República à AP-CPLP, não poderá deixar de se dissociar".

 

Veja mais fotografia aqui.

Leia o discurso na íntegra aqui.