PSD PROPÕE: ligação da ferrovia ao Aeroporto de Faro

27 de junho de 2017
PSD

 

A eletrificação da linha do Algarve e a ligação da ferrovia ao Aeroporto Internacional de Faro, até 2020, faz parte de um conjunto de investimentos para o turismo e para a mobilidade da região sul defendido pelo PSD.

Os deputados do PSD apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a “urgente revisão das intenções de investimento em infraestruturas ferroviárias do Plano Ferrovia 2020, por forma a incluir os projetos que constavam para o Corredor do Algarve no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas para o horizonte 2014-2010 (PETI3+)”.

A importância estratégica desta ligação é reiteradamente identificada em diversos estudos e planos regionais. Os deputados subscritores do projeto lembram que o “PETI3+ salienta a relevância de um novo corredor horizontal que, unindo toda a região do Algarve ao aeroporto de Faro, portos e plataforma logística da região, se considerava estratégico para o setor do turismo nacional”.

O Plano de Investimentos Ferroviários, tal como foi apresentado pelo Governo em fevereiro de 2016 nos atuais moldes, acaba por penalizar a economia, o turismo e a mobilidade do Algarve.

O PSD lamenta que “não obstante este antigo consenso e a priorização deste investimento por parte do PETI3+”, o atual Governo tenha abandonado esta opção, “retirando-a dos projetos a considerar, a nível nacional, para o horizonte temporal 2016/2021, nos termos do Plano de Investimento em Infraestruturas Ferrovia 2020”.