PSD PROPÕE: avaliar o impacto do Brexit na economia portuguesa

18 de maio de 2017

O PSD recomenda a realização urgente de um estudo sobre o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia para a economia portuguesa. “Há 2 meses, o governo espanhol publicou um estudo económico de impacto em Espanha da saída do Reino Unido e deu-o a conhecer ao parlamento e à opinião pública. O PSD questionou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a preparação de um estudo equivalente para Portugal. Depois de uma resposta atabalhoada, o ministro acabou por admitir que não tem estudo algum”, revela Miguel Morgado, vice-presidente do grupo parlamentar.

O Reino Unido é o quarto cliente na compra de bens e serviços a Portugal e o quinto fornecedor. Nos últimos cinco anos, a balança comercial de bens e serviços foi favorável ao País, salientando-se que o crescimento médio anual das exportações e importações nesse período foi de 9,8% e 2,0%, respetivamente.

Em termos de exportações de serviços, o Reino Unido é o primeiro cliente de Portugal, em que os principais serviços exportados se concentram nos setores das viagens e turismo e transportes, entre outros, totalizando, no seu conjunto, aproximadamente 97% do valor global. No investimento direto, o Reino Unido é o quarto maior investidor em Portugal.

Assim, é necessário avaliar as consequências do Brexit para as ligações económicos e comerciais entre Portugal e o Reino Unido e identificar os setores que podem ser mais afetados.

A importância das trocas comerciais “são razões mais do que suficientes” para avançar com um estudo de impacto, “agora que avançamos para as negociações que se adivinham duras e complexas, e nas quais Portugal tem de compreender muito bem quais são os pontos estratégicos para nós na formação da posição conjunta da União Europeia. E a Assembleia da República tem de ter acesso aos resultados desse estudo”, salienta o deputado Miguel Morgado.