PSD PERGUNTA: para quando mais PSP nos Açores?

15 de maio de 2017
PSD

O Governo falhou a promessa de colocar mais efetivos da PSP nas esquadras dos Açores e estas continuam a encerrar durante o período de horário normal, existindo mesmo postos com apenas um agente da autoridade. Face a esta grave situação, a ministra da Administração Interna deve dar uma resposta, de acordo com os deputados do PSD.

São mais de 200 os agentes em falta no comando regional e em todas as esquadras dos Açores. Confrontada com relatos destes constrangimentos, a ministra da Administração Interna prometeu a colocação de 50 agentes nas ilhas açorianas. Mas, após um ano e meio, chegaram aos Açores apenas 25 operacionais e alguns dos que lá trabalhavam saíram, entretanto, da Região Autónoma.

São várias as situações em que as esquadras da PSP são encerradas durante o período normal, por se encontrarem a funcionar apenas com um agente que tem de sair para responder a ocorrências. Em alguns casos, as esquadras encerradas são únicas, ficando uma ilha privada do respetivo serviço de segurança.

Acresce ainda o facto de estar atribuída à PSP a responsabilidade de garantir a segurança nos aeroportos, onde os agentes são muitas vezes chamados no decorrer do horário normal de trabalho, o que os obriga a encerrarem as esquadras.

O PSD quer saber por que razão foram dadas orientações para o serviço de segurança nos aeroportos da região não poder ser feito recorrendo a trabalho gratificado. Considerando que os cinco aeroportos dos Açores são operados pela SATA Aeródromos e pela ANA-VINCI, falta apurar qual relação comercial estabelecida entre o governo e estas empresas, no que diz respeito aos encargos com a prestação destes serviços de segurança.