PSD apela a partido da oposição para que se pronuncie sobre greve na TAP

21 de abril de 2015
PSD

“Deixo um apelo que o líder da oposição se pronuncie sobre esta greve da TAP que, aliás, já teve vozes bastante autorizadas a falar sobre esta matéria, pessoas que são da área política do PS, refiro-me ao engenheiro João Cravinho", disse Marco António Costa à margem da tomada de posse do XII Governo Regional da Madeira.

O vice-presidente do PSD lembrou que, "curiosamente, e estranhamente o líder da oposição, até hoje, ainda não falou sobre o que se está a passar na TAP".

"O assunto da greve da TAP é muito grave, é uma greve que vai prejudicar, de uma forma inaceitável, o futuro da empresa e o interesse de muitos outros trabalhadores na TAP e o interesse nacional, a economia nacional", declarou.

"É estranho que o líder da oposição, que tantos comícios e iniciativas faz, ainda não tenha tido a oportunidade de dizer seja o que for sobre esta matéria", criticou.

Marco António Costa sublinhou ainda que a situação económica e financeira da TAP "é insustentável".

"A não realização de uma privatização com esta greve pode estar a ameaçar e terá consequências gravosas para o interesse da TAP", alertou.

"A TAP precisa urgentemente de um financiamento muito avultado, o Estado terá muitas dificuldades em poder vir a fazer, até pelas razões que conhecem das regras europeias que não permitem ajudas de Estado em coisas públicas nestas circunstâncias, e, portanto, aquilo que poderá vir a acontecer é os pilotos da TAP condenarem a TAP a uma situação calamitosa", sustentou.

O vice-presidente do PSD deixou um apelo à sensibilidade dos pilotos para que tomem em consideração “a necessidade de suspenderem a greve que anunciaram".

Questionado sobre a polémica do salário do novo responsável pela RTP, o responsável respondeu apenas: "faço votos que o Conselho de Administração da RTP possa ser sensível à posição que tomou a Comissão de Trabalhadores".

Relativamente às eleições internas no PSD, que elegeram Miguel Albuquerque para presidente da Comissão Politica Regional do partido e presidente do Governo Regional, Marco António Costa elogiou "a renovação política respeitando aquilo que é a sua história mas também trazendo uma nova dinâmica, uma nova perspetiva democrática eleitoral e política a esta Região Autónoma, portanto, julgo que é um processo que orgulha a todos tanto ao PSD da Madeira como o PSD nacional".