“Política grande e políticos grandes é o tributo que Mário Soares merece”

11 de janeiro de 2017

Líder parlamentar do PSD evoca memória de Mário Soares no Parlamento

“Esta casa era a cara de Mário Soares. Aquilo que aqui acontece desde a Assembleia Constituinte até ao que acontece hoje e vai acontecer amanhã, tudo isso é o espelho da suprema causa da vida do Dr. Mário Soares: a causa da democracia, do pluralismo, da liberdade, da vontade soberana do povo, da justiça social. A causa grande da política.

Portugal é uma república soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

O artigo primeiro da Constituição resume em escassas 26 palavras, com soberba simplicidade, um projeto político enorme: a nação portuguesa.

Foi esse projeto que mobilizou Mário Soares no combate à ditadura, ao fascismo, ao isolacionismo. Foi esse projeto que mobilizou Mário Soares em 1974 e 1975, quando combateu o fanatismo ideológico e o totalitarismo programático que alguns desejavam. E foi ainda esse projeto de democracia e de desenvolvimento que mobilizou Mário Soares, quando pugnou pela abertura e adesão de Portugal ao projeto europeu.

Mais do que qualquer vitória eleitoral, a grande vitória da vida de Mário Soares foi nunca ter desistido de lutar por assegurar a vigência deste artigo primeiro da Constituição da República Portuguesa. Porque a democracia tem de se conquistar e salvaguardar a cada momento e em cada circunstância histórica.

Na bancada do PSD, no Partido Social Democrata divergimos muitas vezes de Mário Soares. Mas nunca nos separámos dele naquilo que era o ponto fulcral do seu combate: evitar qualquer tipo de ditadura, defender a democracia, garantir a interdependência dos poderes soberanos e o primado do poder político face ao poder económico.

Por isso, estivemos com ele em 1974 e 1975. Por isso estivemos com ele na década seguinte, inclusive no governo. E por isso, estivemos com ele também no projeto de adesão e integração na União Europeia.

Se as convicções e as causas maiores de Mário Soares mobilizaram o país e a sociedade portuguesa, é importante reconhecer que a sua intervenção ultrapassou muito as nossas fronteiras. Pelo seu pensamento estratégico, pela sua visão ecuménica e pelo seu interesse pelas causas da Humanidade, Mário Soares integrou uma rede de partilha e influência internacional que foi decisiva para a sociedade portuguesa, para Portugal e para a Europa, e para o espaço da lusofonia.

Só os incautos ou os muito desatentos podem desdenhar a importância que teve esta rede e a credibilidade do Dr. Mário Soares, nos momentos mais relevantes das suas intervenções e da nossa história, nas últimas décadas.

Mário Soares respeitou e foi respeitado em todo o mundo, por pessoas, países e instituições. E, com ele, também foi respeitado Portugal.”