“O país está inebriado pelo otimismo deste Governo”

24 de novembro de 2016
PSD

Foi durante as Jornadas de Consolidação, Crescimento e Coesão na Área Oeste que Teresa Leal Coelho referiu que o modelo de desenvolvimento defendido pelo PSD não se revê nas políticas levadas a cabo por este Governo. “É natural que as pessoas estejam confusas. Não há manifestações, não há contestação, os sindicatos estão adormecidos e as pessoas estão inebriadas pelo otimismo deste Governo”, afirmou a social-democrata, referindo que, no entanto, o PSD aplaude sempre que haja criação de emprego e crescimento económico, pois o PSD quer sempre “o sucesso das pessoas e do país”.

Relembrando Sá Carneiro, que afirmou que o PSD não podia continuar sempre a resolver os problemas que os outros deixam ao país, a Vice-Presidente do PSD relembrou os três resgates financeiros que Portugal já sofreu, todos necessários devido à governação socialista. O último resgate de Portugal situou-se nos 50% do PIB, 78 mil milhões de euros. Uma das primeiras preocupações deste Governo foi de descredibilizar o anterior governo, nomeadamente através do sistema bancário e financeiro. Portugal precisava de consolidação nesta área.

Sobre a CGD, Teresa Leal Coelho referiu que o que se tem passado é lamentável. O Ministro das Finanças contratou 19 pessoas para a Administração da CGD, sem nenhuma quota de paridade, e garantiu-lhes, tanto quando se sabe, por escrito, que estariam isentos de entregar a declaração de património que a lei impõe para quem exerça funções em empresas participadas pelo Estado. Garantiu ainda uma massa salarial muito superior a qualquer uma das administrações que já passou pelo banco público. “Isto é um país de brincadeira”, referiu a Vice-Presidente do PSD, criticando o que se tem vindo a conhecer no caso CGD. 

O PSD é o partido da liberdade, do empreendedorismo, que defende um modelo assente na atração de investimento privado, externo e interno, que potencie as exportações.

Ângela Guerra referiu que o OE para 2017 não traz nada de bom, castigando o rendimento das famílias e criando instabilidade fiscal para as empresas e investidores. “É o orçamento da economia estagnada. O ponto de partida para a saúde é a destruição do SNS, com a dívida a aumentar, os pagamentos aos fornecedores cada vez mais em atraso e um Ministro da Saúde que para fazer algum gasto tem de pedir autorização ao Ministro das Finanças”, disse.

A coordenadora dos deputados da Comissão de Saúde referiu que o Ministro anunciou durante três meses que viria um milagre em setembro na execução orçamental. “Reduziu apenas 2 milhões de euros. É este o milagre que Adalberto Campos Fernandes preconizou”, afirmou, concluindo que as preocupações na área da saúde e na área orçamental afetam todos os distritos.

Duarte Pacheco referiu que qualquer governo tem um objectivo: promover o crescimento económico e gerar riqueza para poder aplicar as opções políticas. É este o objectivo. Não é ficar para trás, é para ficar na linha da frente. O deputado social-democrata fez uma breve análise sobre a evolução do crescimento durante os últimos 15 anos, concluindo que um modelo que aposta apenas no consumo e na procura interna não pode chegar aos resultados para os quais havia potencialidade.

Este resultado consegue-se sim pela promoção da procura externa, para ir além do pequeno mercado português. É preciso apostar nas exportações. “E os resultados desta estratégia de crescimento económico foi desenvolvido pelo governo de Pedro Passos Coelho, onde se criou emprego, diminuiu o desemprego e houve aumento das exportações e do investimento”, referiu. Mesmo em 2017, a previsão do governo é que se cresça menos do que em 2015, quando o PSD ainda estava no Governo.

Duarte Pacheco referiu a falta de visão deste Orçamento, que faz uma navegação à costa, e que apenas vai sobrevivendo à custa dos acordos com o BE e o PCP.

Damas Antunes, Presidente da Distrital de Lisboa Oeste, alertou para os problemas da zona, nomeadamente com a falta de médicos nos hospitais e para a falta de electrificação da linha do Oeste.