Nota de pesar – Tomás Oliveira Dias

24 de junho de 2024

Tomás Oliveira Dias, fundador do PPD/PSD e deputado na Assembleia Constituinte, faleceu este domingo, 23 de junho de 2024.
Ilustre militante da região de Leiria, de onde era natural, Tomás Oliveira Dias participou no encontro secreto no Palace Hotel da Curia, onde foram delineadas as linhas programáticas do Partido Popular Democrático (PPD).
Em 12 de maio de 1974, Tomás Oliveira Dias fazia parte do núcleo restrito, conjuntamente com Jorge Sá Borges, Artur Santos Silva, Miguel Veiga, António Leite Castro, António Barbosa de Melo, Carlos Mota Pinto, Figueiredo Dias, José Ferreira Junior, Joaquim Trindade e Carlos Vieira da Rocha, que aprovaria as Linhas para um Programa e a escolha inequívoca de Sá Carneiro para a liderança do PPD.
Tomás Oliveira Dias foi advogado, funcionário público, administrador de empresas e político.
Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Coimbra, em 1956, e presidiu ao Centro Académico de Democracia Cristã.
Iniciou a sua atividade profissional como secretário do Subsecretário de Estado da Assistência (1956) e viria a ser chefe dos Serviços do Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ingressou no quadro dos Conservadores e Notários.
Foi deputado na Assembleia Nacional (1969-1973), fazendo parte da Ala Liberal, e depois deputado na Assembleia Constituinte (1975-1976).
Fundou também a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), da qual foi presidente durante sete anos.
Foi membro da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.
Em Leiria, fundou a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), que presidiu durante vários anos.
Profundamente católico, foi também presidente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz, que ajudou a fundar na Diocese Leiria-Fátima.
Foi condecorado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a graduação de Grande Oficial da Ordem da Liberdade, pelo seu contributo pelos serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade.
Tomás Duarte da Câmara Oliveira Dias nasceu em 9 de outubro de 1933. Era casado, tinha cinco filhos e residia em Leiria.
O PSD expressa especial gratidão pelo trabalho e dedicação de Tomás Oliveira Dias à causa pública e ao triunfo da democracia em Portugal. O PSD dirige, acima de tudo, sentidas condolências à família, amigos mais próximos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer ou com ele trabalhar.