Últimas notícias
A abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil é um projeto importante para a região centro de Portugal. Em março deste ano, depois de uma primeira missiva dirigida, pelos deputados do PSD, ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares respondeu que “o Governo considera que o debate sobre a eventual utilização civil da Base Aérea de Monte Real não deve ser concomitante com o projeto atualmente em curso para a Base Aérea do Montijo, pelo impacto que tal perspetiva teria na operacionalidade das Forças Armadas”.
Para o PSD, é preciso que o Governo esclareça os motivos porque considera que o debate sobre a eventual utilização civil da Base Aérea de Monte Real não deve acontecer ao mesmo tempo que o projeto atualmente em curso para a Base Aérea de Montijo.
Os deputados do PSD consideram que não faz sentido tomar uma decisão desta natureza, sem estudar as várias alternativas em simultâneo, até para uma análise de eventuais complementaridades.
A recente opção do Papa Francisco, que irá aterrar na Base Aérea de Monte Real, para a sua deslocação ao Santuário de Fátima, em maio, constitui mais uma prova da importância estratégica da abertura desta Base Aérea à Aviação Civil. A sua localização geográfica, no Centro de Portugal, próxima do Santuário de Fátima e de vários locais classificados como Património Mundial (Batalha; Tomar; Alcobaça e Coimbra) não pode continuar a ser ignorada, numa altura em que o Turismo aparece como um fator de grande importância estratégica para Portugal.
Os deputados do PSD entendem que a existência de um aeroporto de baixo custo no centro de Portugal seria um investimento âncora, de grande relevância para a região centro.